terça-feira, 16 de junho de 2009

Criança + Internet é uma mistura que exige cuidado

Tudo pode ser usado para o bem e para o mal. Santos Dumont, inventor do avião, suicidou-se quando viu seu invento sendo usado para o mal, guerreando.

E com a internet não é diferente. Pode ser usada para beneficiar ou para prejudicar.
E quando se trata de crianças na internet a preocupação é ainda maior, pois a ingenuidade potencializa esse risco.
Quem tem filhos usando o computador, deve estar sempre atento a suas atividades online, pois a pedofilia é um perigo que não pode ser ignorado.

Um material muito interessante para pais, filhos e professores lerem é a cartilha "Uso Responsável da Internet", feito pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI), do Paraná, que criou inclusive um site para o assunto, com várias informações interessantes: www.internetresponsavel.com.br -- vale acessar e conferir e baixar a cartilha (formato PDF).
Abaixo, segue o vídeo que a CDI produziu para incentivar a leitura da cartilha.



Outras recomendações interessantes, podem ser acessadas no site da Microsoft: são as Dicas de Segurança para Crianças. Outro artigo que vale a leitura está no Portal da Família, nas Dicas para Crianças na Internet, que inclusive tem ao final um "Contrato de Uso da Internet" para ser impresso e assinado entre os pais e a(s) criança(s), que pode ser um incentivo essas novas regras.

Se voce tiver alguma dica que ajude na orientação do uso de internet, principalmente por crianças, nos envie para publicarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário